IESP
Informativo Mensal da Doutrina Espírita
Ano VIII - Junho de 2010
São Paulo - SP - Brasil
Baixe o jornal em PDF aqui
----------------------------------------------------------------------------------------Informativo Mensal da Doutrina Espírita
Ano VIII - Junho de 2010
São Paulo - SP - Brasil
Baixe o jornal em PDF aqui
EDITORIAL
Foram muitas idas e vindas. Nosso presente informativo em muito titubeou na constância, e por vezes parou na impressora de nossas lutas.
Desde Janeiro de 2002, foram muitas as vezes em que tivemos que recomeçá-lo; muitas...? Quem sabe umas duas ou três vezes.
De uma pequena tiragem de 50 exemplares distribuídos entre amigos, fomos aos 2.000, quando este informativo foi mantido pelos amigos da
FEESP – Federação Espírita de São Paulo. Mas, mais a frente veríamos nosso sonho esvaecer-se novamente, em meio a entraves e discussões menores. Novamente nos recolhemos e guardamos nossos anseios.
O tempo presente é sempre oportunidade de mudança e luta edificante que Deus nos presenteia no segundos consecutivos de sua misericórdia. Nesta nossa crença, retomamos o IESP no mesmo entusiasmo de outrora, mas com as expectativas mais sólidas que só a experiência pode construir.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Vida Artificial e o Espiritismo
Por Airam Luiz
No fim deste mês, o mundo foi surpreendido pela notícia da criação da vida artificial através dos experimentos dos cientistas ....... e ......, que em laboratório sequenciaram sinteticamente um código genético que foi “implantado” numa célula e passou a comandá-la, determinando uma série de tarefas relacionadas à sìntese de proteínas e à manutenção da autoexistência celular. A Notícia foi veiculada como a “Criação da Vida” e o cientista salientou que para o feito se valeu de um computador e três vidros de produtos químicos, além de sua pesquisa.
Importante que alguns pontos sejam esclarecidos, para o exato exame deste experimento e suas consequências. Nesta matéria, analisaremos tendo por base a Codificação Espírita.
Primeiramente, ao referirem-se à criação de um ser vivo, os cientistas se adiantam para previamente se defenderem do que é verificado logo: o que foi feito foi introduzir em uma célula viva o código sequenciado artificialmente. Ora, se pensássemos ser a vida apenas a manifestação orgânica, mesmo assim, não teriam os cientistas construido a célula, haja que o material citoplasmático, com as organelas, e as estruturas diversas, já preexistiam em funcionamento.
Outro ponto da questão é o conceito de vida. Na questão 22 do Livro dos Espíritos, parte b, lemos que a “matéria é o laço que prende o espírito; é ao mesmo tempo instrumento de que este se serve e sobre o qual atua.” Logo a frente na questão 79, os Espíritos Superiores dizem a Kardec que “Os Espíritos são a individualização do princípio inteligente, enquanto os corpos são a individualização do princípio material.” Assim, a doutrina espírita desde cedo deixou claro que a vida manifesta na matéria é impulsionada pelo espírito, e que matéria e espirito tem origens diferentes. Logo, pensemos no contexto espírita o que seria “criar a vida”?
Se para a manifestação da vida são necessários ao menos 3 elementos, a saber: o Espírito, a Matéria e o Princípio Vital; Logo, a modificação da célula com a introdução dos elementos citados na experiência ainda estão no campo da modificação de corpos (orgânicos) que só não são inertes pela presença do fluido vital. Vale dizer que modificações e transmissões deste tipo já ocorre expontaneamente na natureza, como na transmissão das informações genéticas na fecundação, que em nenhum momento coloca em dúvida a participação de Deus através das leis que estabeleceu para o universo. Para os materialistas, intrusaram em áreas que os admite entre “Deuses” (a matéria cita isto), o que já denuncia ambições ególatras e perniciosas.
Presos no que podem ver pela lente do materialismo, na qual a vida é por vezes uma série de funções químicas desempenhadas por coglomerados moleculares, ignoram que a vida é a manifestação sublime, manifesta a frente de seus próprios olhos enquanto dependem da misericórdia divina para os braços que levantaram os frascos na experiência. Como só enxergam o que podem ver (com perdão a redundância!), não abalam em nada os preceitos espiritualistas, já que de longe passaram da humildade necessária para a grandeza do assunto.
Airam Luiz é Colunista do IESP
-------------------------------------------------------------------------------
Criacionismo ou
Evolucionismo
Por Luiz Carlos Ceglys
Evolucionismo
Por Luiz Carlos Ceglys
Criacionismo: É o entendimento de que tudo o que existe no universo, inclusive ele próprio, foi criado por Deus.
Evolucionismo: Parte da teoria que afirma haver a evolução dos seres vivos, que cada grupo de organismo descende de um ancestral comum, e que cada espécie tende a se multiplicar, criando espécies diferentes a cada geração, que sofrem mutações genéticas e podem passá-las a seus descendentes.
Nos tempos atuais, muito se tem discutido sobre as teorias acima, pois como se sabe, nos Estados Unidos, país que dispõe das melhores universidades do mundo, detendo metade dos cientistas premiados com o Nobel, com mais patentes registradas do que todos os seus concorrentes somados, apenas a metade de sua população crê na evolução das espécies, e a outra metade acredita que aqui estamos, por sermos obra da criação divina. Na Inglaterra, país natal de Darwin, o criador da teoria da evolução, festejado como herói nacional, nada impede que 25% da população, não aceite as suas idéias.
Sendo a população, em sua maioria, composta por evangélicos, e por serem essas religiões poderosas, nos Estados Unidos, trava-se um combate intenso entre religiosos e homens de ciência. Sob o bordão de “liberdade acadêmica” passam eles a idéia que o darwinismo é apenas uma teoria, não um fato, e ainda, cheia de lacunas, com carência de provas conclusivas. Dessa forma entendem que não há porque a teoria da evolução merecer um destaque maior do que o criacionismo, uma vez que teoria não passa de hipótese.
Com isso, muitas escolas americanas, assim como muitas evangélicas no Brasil, optam por inserir em seus programas educacionais o estudo do criacionismo, apresentando por força do currículum oficial, o entendimento da ciência a partir da quinta série, mas concluindo que o entendimento deles é pelo criacionismo, ou seja: ensinam a teoria evolucionista, mas conduzem o entendimento dos alunos para o criacionismo.
Ora, diante dessa polemica, quem está com a razão?
Estaria a Bíblia correta com a idéia de que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança a partir de Adão e Eva?
Ou é a ciência que está com a verdade dos fatos, quando afirma que as espécies evoluem?
Sabemos que a Bíblia é um compêndio de livros que relatam muitas histórias de um povo em uma determinada época, o povo hebreu, e, também, outros livros que relatam profecias, entre as quais as que previam a vinda do Messias.
Para que possamos chegar a uma conclusão, jamais devemos nos ater à letra que mata. Devemos sim, passar tudo pelo crivo da razão para podermos aceitar os fatos ou rejeitá-los caso não consigamos entendê-los.
Para nós espíritas, torna-se mais fácil esse entendimento, pois sabemos que ambas as teorias estão corretas, mas para isso é necessário que entendamos cada uma delas em sua essência.
Sabemos que tudo necessita ter uma origem, e que alguma coisa tem que ser a origem de tudo. Como poderíamos admitir que a matéria, não possuindo inteligência, pudesse criar a perfeição e o equilibro existentes no universo? É necessário que admitamos uma inteligência suprema que seja causa primeira de tudo, à qual atribuímos o nome de Deus.
Mas será que Ele teria que criar cada galáxia, cada planeta, cada ser, cada coisa que existe no universo? Teria Ele que se ocupar de cada fio de cabelo ou folha de árvore que cai? Ou poderia Ele criar elementos que, obedecendo às leis, por Ele criadas, gerassem todo esse complexo existente? Ficamos com essa segunda hipótese. Deus em sua infinita sabedoria, criou leis que regem os dois princípios também por Ele criados, o espiritual e o material, e que interagindo entre si, originaram todos os demais elementos, sempre sob o seu comando, sob a sua vontade.
Dessa forma podemos entender com a ciência, que a orígem do universo se deu pelo Big Bang, que nada mais foi do que as leis de Deus atuando sobre a matéria por sua vontade, e provocando o surgimento do universo, e também, que todos os seres, animais, plantas e micro-organismos, inclusive nós humanos, tivemos origem nos seres que denominamos de ameba original, e que por serem matéria, surgiram do elemento material, também conhecido por princípio material.
Isto não quer dizer, entretanto, que nós Espíritos, tendo, como afirma Leon Denis, dormitado na planta, sonhado no animal, e acordando, conhecendo-se, possuindo-se e tornando-se consciente apenas no homem, tenhamos sido plantas ou animais, mas sim que estagiamos nos diversos reinos da natureza até atingirmos a condição para encarnar na espécie humana, uma vez que utilizamo-nos da matéria para nossas manifestações e evolução, mas dela nos diferenciamos, pois somos Espíritos, os seres criação, povoando o universo fora do mundo material.
Assim concluímos com Kardec, que a ciência e a religião não se combatem, desde que estejam com a verdade, e dia virá que caminharão juntas, uma comprovando a outra, desde que descartem os dogmas, o sobrenatural e o misterioso apoiando-se em bases sólidas de raciocínio, capazes de enfrentar a razão, face a face, em qualquer época da humanidade, e com isso concordou também, Albert Einstein, quando afirmou que a ciência sem a religião é nada, e a religião sem a ciência é cega.
.Luiz Carlos Ceglys
Contador, e expositor espírita.
----------------------------------------------------------------------------------
A Paciência e a Tolerância
Psicografia
“...e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios.” (Marcos - CAP XII - vers 33)
Nestas palavras, Jesus inferiu aos sábios que o questionavam a magnitude do pensamento que trazia consigo das alturas infinitas de onde vinha. Palavras tão profundas que se enraizaram rapidamente no pensamento posteriormente denominado cristão e perduraram no coletivo da raça humana, passado de mãos em mãos como a tocha da corrida grega. Contudo, se por 2.000 anos a tocha manteve-se acesa, poucas pessoas legitimamente a possuiram ou praticaram na plenitude essas palavras sublimes.
Ter tolerância e paciência em nossos atos é ter amor por nosso irmão, como nós, em trânsito temporário na crosta a cumprir sua missão. Quantas vezes não nos é dada a chance de praticar essas virtudes na senda do dia-a-dia. Tolerar os desvios alheios e perdoar-lhes imediatamente é praticar o amor ao próximo, como ensinou-nos Jesus. Pois, em que poderemos nos entitularmos cristãos ao primeiro acesso de cólera e intolerância perante os testes que os outros nos trazem?
Em mesma medida, devemos ter a devida tolerância com os sofrimentos que nos são apresentados, aguardando o momento de resolvê-los licitamente e dentro dos princípios do amor e da paciência cristãos. A caridade de dar a esmola é mais sublime quando a vida nos apresenta a dor ou a cólera do irmão próximo e nós, caritosamente, oferecemos a moeda da paciência e do perdão. Nestes momentos, Jesus sempre está ao nosso lado.
Espíritos da Colônia
Maio de 2010
Maio de 2010
----------------------------------------------------------------------------------------
Filme de Chico Xavier é maior bilheteria do cinema brasileiro
Para surpresa não só dos amantes do cinema, mas dos próprios espíritas, o recém lançado filme de Daniel Filho que retrata a história do grande médium mineiro está batendo as bilheterias dos filmes hollywoodianos. Na primeira semana, o filme levou 1.000.000 (um milhão) de brasileiros às salas de cinema.
O IESP conseguiu uma entrevista com a equipe de Daniel Filho especialmente para esta edição.
IESP - Como vocês estão vendo o enorme sucesso do filme de Chico que, até estas primeiras semanas, é recorde absoluto das bilheterias nacionais?
FILME - O filme foi resultado de um trabalho muito minucioso desde direção até a finalização que inclui a trilha, os efeitos especiais e os tratamentos técnicos. Os melhores profissionais do cinema estiveram presentes no filme. Isso não garante qualidade a ninguém mas sabemos que Daniel Filho fez um filme emocionante e correto. O sucesso de bilheteria nunca é garantido mas o público gostou, e respondeu muito bem ao filme.
IESP - Vocês acreditam que as mídias Digitais como MIcroblogs, Emails e redes Sociais tenham realmente participação muito expressiva neste sucesso?
FILME - Diria que a participação das mídias sociais é uma das muitas pernas da divulgação do filme. Fizemos o site com a intenção de nos comunicarmos com o publico diretamente e criar um grande banco de dados para o filme. Funcionou muito bem. O site é recorde no cinema nacional.
IESP - Acompanhamos os Twitts durante as gravações, desde o início. Quem teve a idéia de divulgar assim tão intrinsecamente a produção do filme através do microblog?
FILME- A idéia foi de Olivia Byington que teve apoio de Daniel Filho e Marcel Souto Maior
IESP - Qual pode ser o futuro do Twitter do Filme do Chico Xavier, continuará existindo (esperamos que sim!)?
FILME - Aind a temos uma lionga carreira pela frente com o lançamento do DVD e a carreira internacional do filme.
IESP - Se pudesse resumir em uma palavra o que todos vcs da produção aprenderam de mais importante na garimpagem da vida de Chico Xavier...?
FILME - Todos estivemos e estamos envolvidos com um tema muito bonito e cheio de ensinamentos edificantes. Acreditamos que isso contagiou nossa equipe, tecnicos, atores e diretores.
IESP - Uma mensagem a nossos leitores.
FILME - Agradecemos de coração a todas as mensagens que temos recebido e ao grande interesse pelo filme.
-----------------------------------------------------------------
Mas o que é mesmo Espiritismo?
O Espiritismo é uma doutrina espiritualista, que tem por base moral os preceitos cristãos, organizada por Allan Kardec por volta de 1857, quando, sob a direção de Espíritos Superiores enviados por Jesus, iniciou-se a formulação dos livros a que se chama comumente de Codificação Espírita, entre eles, O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos Espíritos. Apesar de confundida com outras doutrinas espiritualistas, o Espiritismo não pratica rituais ou danças, não possui talismãs e nem cultua imagens. Por muitos, é chamado vulgarmente de “Mesa Branca”, por causa da mesa com toalha branca usada nas reuniões por alguns centros espíritas. Espiritismo é uma doutrina de paz, que prega a caridade e que, através da confirmação da reencarnação e da comunicação com os espíritos, fortalece os laços de família, consola os aflitos e completa, após quase 2000 anos, a doutrina do mestre Jesus.
------------------------------------------------------------------
EXPEDIENTE
DIREÇÃO: Rogério Silva Temporini - COLUNISTAS: Luiz Ceglys, Roberto Arantes, Dárcio Cintra, Rogério Silva, Airam Leme - Edição On-line e Impressa Gratuitas - Primeira Edição Janeiro de 2002 - Produzido por NÚCLEO DE DIFUSÂO ESPÍRITA JESUS DA GALILÉIA - Acessar: ndejesusdagalileia.blogspot.com Email: ndejesusdagalileia@gmail.com
Todos os textos e matérias expressam o pensamento
individual de cada colaborador, não representando
necessariamente o pensamento geral do IESP, tampouco
consenso geral dentro de Movimento e Sociedades Espíritas.
Filme de Chico Xavier é maior bilheteria do cinema brasileiro
Para surpresa não só dos amantes do cinema, mas dos próprios espíritas, o recém lançado filme de Daniel Filho que retrata a história do grande médium mineiro está batendo as bilheterias dos filmes hollywoodianos. Na primeira semana, o filme levou 1.000.000 (um milhão) de brasileiros às salas de cinema.
O IESP conseguiu uma entrevista com a equipe de Daniel Filho especialmente para esta edição.
IESP - Como vocês estão vendo o enorme sucesso do filme de Chico que, até estas primeiras semanas, é recorde absoluto das bilheterias nacionais?
FILME - O filme foi resultado de um trabalho muito minucioso desde direção até a finalização que inclui a trilha, os efeitos especiais e os tratamentos técnicos. Os melhores profissionais do cinema estiveram presentes no filme. Isso não garante qualidade a ninguém mas sabemos que Daniel Filho fez um filme emocionante e correto. O sucesso de bilheteria nunca é garantido mas o público gostou, e respondeu muito bem ao filme.
IESP - Vocês acreditam que as mídias Digitais como MIcroblogs, Emails e redes Sociais tenham realmente participação muito expressiva neste sucesso?
FILME - Diria que a participação das mídias sociais é uma das muitas pernas da divulgação do filme. Fizemos o site com a intenção de nos comunicarmos com o publico diretamente e criar um grande banco de dados para o filme. Funcionou muito bem. O site é recorde no cinema nacional.
IESP - Acompanhamos os Twitts durante as gravações, desde o início. Quem teve a idéia de divulgar assim tão intrinsecamente a produção do filme através do microblog?
FILME- A idéia foi de Olivia Byington que teve apoio de Daniel Filho e Marcel Souto Maior
IESP - Qual pode ser o futuro do Twitter do Filme do Chico Xavier, continuará existindo (esperamos que sim!)?
FILME - Aind a temos uma lionga carreira pela frente com o lançamento do DVD e a carreira internacional do filme.
IESP - Se pudesse resumir em uma palavra o que todos vcs da produção aprenderam de mais importante na garimpagem da vida de Chico Xavier...?
FILME - Todos estivemos e estamos envolvidos com um tema muito bonito e cheio de ensinamentos edificantes. Acreditamos que isso contagiou nossa equipe, tecnicos, atores e diretores.
IESP - Uma mensagem a nossos leitores.
FILME - Agradecemos de coração a todas as mensagens que temos recebido e ao grande interesse pelo filme.
-----------------------------------------------------------------
Mas o que é mesmo Espiritismo?
O Espiritismo é uma doutrina espiritualista, que tem por base moral os preceitos cristãos, organizada por Allan Kardec por volta de 1857, quando, sob a direção de Espíritos Superiores enviados por Jesus, iniciou-se a formulação dos livros a que se chama comumente de Codificação Espírita, entre eles, O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos Espíritos. Apesar de confundida com outras doutrinas espiritualistas, o Espiritismo não pratica rituais ou danças, não possui talismãs e nem cultua imagens. Por muitos, é chamado vulgarmente de “Mesa Branca”, por causa da mesa com toalha branca usada nas reuniões por alguns centros espíritas. Espiritismo é uma doutrina de paz, que prega a caridade e que, através da confirmação da reencarnação e da comunicação com os espíritos, fortalece os laços de família, consola os aflitos e completa, após quase 2000 anos, a doutrina do mestre Jesus.
------------------------------------------------------------------
EXPEDIENTE
DIREÇÃO: Rogério Silva Temporini - COLUNISTAS: Luiz Ceglys, Roberto Arantes, Dárcio Cintra, Rogério Silva, Airam Leme - Edição On-line e Impressa Gratuitas - Primeira Edição Janeiro de 2002 - Produzido por NÚCLEO DE DIFUSÂO ESPÍRITA JESUS DA GALILÉIA - Acessar: ndejesusdagalileia.blogspot.com Email: ndejesusdagalileia@gmail.com
Todos os textos e matérias expressam o pensamento
individual de cada colaborador, não representando
necessariamente o pensamento geral do IESP, tampouco
consenso geral dentro de Movimento e Sociedades Espíritas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário